/Refugiados venezuelanos são recebidos em Curitiba

Refugiados venezuelanos são recebidos em Curitiba

Um grupo de 80 refugiados da Venezuela chegou ao Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, durante a tarde desta terça-feira (25). As famílias vieram de Roraima para o Paraná em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e serão acolhidas na Casa de Encontro dos Freis Carmelitas. Além da capital paranaense, outras quatro cidades do Rio Grande do Sul estão recebendo refugiados nesta terça.

De acordo com o coordenador operacional adjunto da Força Tarefa Logística Humanitária para o Estado de Roraima, coronel Georges Feres Kanaan, nesses locais, além de dormitórios e banheiros, são oferecidas três refeições diárias, atendimento médico e social. Ele também destacou a importância do processo de transferência dos venezuelanos para outros locais do país. “A interiorização é fator crítico de sucesso para toda a operação. O Estado não tem a capacidade de absorver essas pessoas, nem o  mercado de trabalho, o sistema de ensino e a rede hospitalar. Essa grande quantidade de pessoas é uma coisa inédita”, disse.

Para o oficial de Relações Institucionais do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) no Brasil, Pablo Mattos, a parceria com o Estado brasileiro em ações de proteção aos venezuelanos é positiva e coloca o Brasil como um modelo a ser seguido em toda a região. “A interiorização é uma estratégia para facilitar a integração, e esse é o desejo das pessoas. De se integrarem à sociedade brasileira e poder também contribuir e ter uma vida melhor”, comentou.

A estimativa da ONU é de que mais de 1,6 milhão de pessoas tenham deixado a Venezuela desde 2015. Dessas, 90% dirigiram-se a países sul-americanos. Os principais motivos alegados pelos venezuelanos são a insegurança e violência, somados à falta de acesso à comida, medicamentos e serviços essenciais.

Diretora Presidente do Jornal Classideal Mariza Sizanoski DRT: 6429/PR