/Prefeito de Piraquara Josimar Fróes fala sobre os desafios e o trabalho realizado no início da gestão

Prefeito de Piraquara Josimar Fróes fala sobre os desafios e o trabalho realizado no início da gestão

 

O Prefeito de Piraquara, Josimar Fróes, prestes a fechar o primeiro semestre de gestão e conversou com o Jornal Classideal. Eleito com 48,55% dos votos na eleição de 2020, ele manteve o ritmo de ações e abriu novas frentes nos seus primeiros meses de trabalho. Com perfil acessível, se divide entre a rotina de despachar no gabinete e percorrer a cidade ouvindo a população.

Jornal Classideal. Qual é a avaliação dos primeiros meses de governo?

O trabalho teve início ainda em 2020, já que a eleição em novembro não nos permitiu muito descanso. Nos organizamos, estabelecemos metas e iniciamos o trabalho. Durante os três primeiros meses, a Administração Municipal passou por ajustes das equipes, alinhamento com novas diretrizes, estabelecimento de metas, execução de políticas públicas e a implantação do atual modelo de gestão.

Nosso planejamento garantiu que todos os serviços continuassem sendo prestados à população sem prejuízo durante o período de reorganização, que é comum em troca de gestões, principalmente por também fazer parte da gestão do ex-prefeito Marquinhos, na condição de vice. Todas as ações em andamento tiveram continuidade e o município abriu novas frentes em todas as áreas.

Entre os destaques, ressaltamos o efetivo combate à pandemia da Covid-19 com a organização e avanço da campanha de vacinação, execução de obras de pavimentação e organização do ano letivo para os alunos da rede municipal de ensino.

 Jornal Classideal. E as prioridades para os próximos meses?

O combate a pandemia segue firme e prioridade sempre, mas também já temos outras frentes em andamento. Cuidar da saúde da população e avançar com a vacinação refletirá em todas as demais ações do município. A retomada da economia é outra agenda que implantamos com a inauguração do Escritório de Compras Públicas de Piraquara, por exemplo, onde queremos que as nossas pequenas, médias e grandes empresas sejam os principais fornecedores da administração pública. Retomamos as formações em parceria com o SEBRAE e seguimos com o suporte prestado pela Sala do Empreendedor.

Também avançamos com as obras em andamento do Programa de Pavimentação e iniciamos novos projetos com a licitação para pavimentação de ruas na Vila Franca e na Planta Santa Catarina. No meio ambiente, a crise hídrica atual precisa ser discutida e Piraquara compensada por todo o cuidado com a água que fornecemos para Curitiba e Região Metropolitana.

A revisão do Plano Diretor e execução do Plano de Mobilidade, que estão em andamento, também são nossas prioridades para planejarmos a cidade e buscarmos alternativas para o desenvolvimento maior do município. Enfim, são várias as pautas e temos muito trabalho pela frente.

 Jornal Classideal. Co-mo está a vacinação contra a Covid-19 em Piraquara?

Piraquara implantou um esquema de vacinação satisfatório que avança a cada semana, sempre de acordo com a disponibilidade de doses. Na região Metropolitana de Curitiba, por exemplo, somos a 6ª cidade que mais vacinou das 29, ficando atrás apenas de municípios com população maior que a nossa.

Conduzida pela Secretaria Municipal de Saúde, mas com a cooperação de todas as demais secretarias municipais, a Campanha Imuniza Piraquara fez com que a vacina ocorresse de forma satisfatória.

Desde o ano passado, nos preparamos para esse momento garantindo todos os insumos necessários para quando as doses chegassem. Compramos refrigeradores novos e organizamos toda a nossa logística de atendimento no Complexo Administrativo Vila da Cidadania.

Isso refletiu na vacinação da população, onde Piraquara foi um dos primeiros municípios da Região Metropolitana a concluir a vacinação dos idosos acima de 60 anos ainda no final de abril. Trabalhamos de domingo a domingo e lançamos o Corujão da Vacinação com atendimento noturno nas quintas-feiras. Também integramos o Consórcio Nacional para possível compra de vacinas diretas, quando for permitido.

Evidente que dependemos da disponibilidade de doses que nem sempre chega a contento, inclusive ficamos desabastecidos por algumas semanas por falta de fornecimento do Ministério da Saúde, mas quando recebemos não medimos esforços para que elas chegassem o quanto antes no braço das pessoas.

 Jornal Classideal. Qual a mensagem que o senhor deixa para a população de Piraquara e o que ela pode esperar do seu mandato?

A população pode esperar muito trabalho como tem sido até agora. Queremos não só manter o ritmo de crescimento que a cidade teve nos últimos anos, mas também ampliar. Estamos abertos para sugestões e queremos a participação efetiva da população em nossas decisões.

A cidade é construída por todos, e na condição de Poder Público faremos o possível para tornar Piraquara cada vez melhor. Uma cidade bonita, atrativa, que se desenvolva em todas as áreas.

Publicada na edição impressa n° 208/ maio 2021.

Foto – PMP/Bruno Oliveira

Diretora Presidente do Jornal Classideal Mariza Sizanoski DRT: 6429/PR