/Com fim do Mais Médicos, Paraná perde 458 profissionais cubanos, que deixarão o estado no próximo dia 25

Com fim do Mais Médicos, Paraná perde 458 profissionais cubanos, que deixarão o estado no próximo dia 25

No próximo dia 25, os médicos cubanos que trabalham no Paraná começam a deixar o estado, após o fim do convênio do programa Mais Médicos. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), o primeiro grupo é composto por 44 médicos que atuam em 44 cidades diferentes. A secretaria recebeu a lista na tarde de sexta-feira (16). Ao todo atuam em solo paranaense 458 profissionais em 187 cidades.

O presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) Frank Schiavini, enviou ofício ao ministro da Saúde, Gilmar Occhi, sobre o futuro do programa no país.

Ponta Grossa é o município paranaense que mais conta com profissionais vindos de Cuba. São 60 médicos, que representam cerca de 75% da força de trabalho nas unidades básicas da cidade. O prefeito Marcelo Rangel disse que foi pego de surpresa com o anúncio e que busca uma alternativa para a saúde da cidade.

O governo cubano enviou um comunicado aos médicos sobre o fim da participação do programa no Brasil. No documento, os profissionais são informados que a volta deles para Cuba ocorre de 25 de novembro até o fim de dezembro.

O comunicado esclarece que o profissional trabalha no Brasil até receber a passagem de volta para Cuba. Até lá os atendimentos a pacientes não vão ser comprometidos.

Diretora Presidente do Jornal Classideal Mariza Sizanoski DRT: 6429/PR