Na manhã desta segunda-feira (4), no auditório do Batalhão da Polícia Ambiental da Polícia Militar do Paraná, localizado dentro do Parque São José, a corporação promoveu solenidade em alusão aos sues 59 anos de existência.
O Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde (BPAmb-FV) é uma Unidade especializada criado por meio da Lei Estadual nº. 3076 no ano de 1957, com a denominação de Corpo de Polícia Florestal. Dentre as suas atribuições se destacam: executar o policiamento ostensivo de forma preventiva ou repressiva; zelar pelo cumprimento da legislação ambiental de defesa da flora e fauna silvestre, observando os dispositivos das Leis Federais e Estaduais – assim como as Portarias e Resoluções em vigor; efetuar prisões de infratores; orientar a população acerca da legislação ambiental e da importância do seu cumprimento; além da sua atuação preventiva, pois o Batalhão desenvolve programas de educação ambiental junto à comunidade.
Durante a solenidade que contou com diversas autoridades militares, convidados, servidores públicos são-joseenses e representantes da sociedade civil, o Batalhão prestou homenagem para algumas pessoas que se destacaram pelo trabalho e contribuição com o meio ambiente com a entrega de medalhas por Mérito Ambiental, honraria criada em 2012.
Dentre os homenageados, o servidor da Prefeitura de São José dos Pinhais, Luis Antonio Costa; o promotor de justiça do Município, Alexandre Gaio; o secretário de Estado de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita de Oliveira; entre outros.
Entre os presentes na solenidade, o vice-prefeito Toninho da Farmácia, o comandante geral da Polícia Militar do Estado, coronel Maurício Tortato, o comandante do 6º comando regional da PM, coronel Chehade Elias Geha, demais autoridades militares, o secretário de Segurança de São José dos Pinhais, Adriano Muhlstedt; o diretor geral de Gabinete, Carlos Pereira; e o secretário de Viação e Obras Públicas, Leandro Rocha.