Os eleitores voltam às urnas neste domingo (28) com expectativa por um dia de votação mais tranquilo do que aquele vivenciado no primeiro turno, em 07 de outubro, quando foram registradas filas e horas de espera em algumas seções.
De acordo com o procurador eleitoral Armando Sobreiro Neto, a redução no número de candidatos a serem escolhidos deve diminuir sensivelmente o tempo na cabine, ainda assim a recomendação é para que o eleitor se organize antes de seguir até o local de votação.
Para votar o eleitor deve levar consigo um documento válido com foto (como RG ou CNH) ou pode ainda optar por baixar o aplicativo e-Título que, para quem vota em Curitiba, é suficiente uma vez que já foi realizado o cadastramento biométrico na cidade e contém foto do titular.
Os eleitores que não compareceram ao primeiro turno podem votar normalmente no segundo. Já quem estará fora do seu domicílio eleitoral e não fez a solicitação de voto em trânsito no período hábil (cujo prazo terminou em 23 de agosto) deverá justificar a ausência, o que pode ser feito em qualquer local de votação. Se a medida não for tomada no dia do pleito (em quaisquer das duas datas de votação) será preciso regularizar a situação junto ao TRE em momento posterior.
Durante a votação a manifestação de preferência política é legal, mas deve ser feita com cautela, para evitar a caracterização como propaganda de boca de urna.
Por outro lado, uma atitude totalmente proibida é a utilização do telefone celular ou quaisquer outros equipamentos de registro de imagens na cabine de votação.
Esse alerta faz lembrar, inevitavelmente, diversos vídeos que circularam durante o primeiro turno, como denúncias de falhas em urnas eletrônicas. Sobre possíveis episódios similares, o procurador eleitoral destacou que uma auditoria já foi realizada, mas que quaisquer situações podem ser comunicadas.
O horário de votação é mais uma vez das 8h às 17h.