/Educação Ambiental: Crise Hídrica

Educação Ambiental: Crise Hídrica

Você deve ter percebido que choveu pouco nos últimos meses. E a falta de chuva causou severos impactos no sistema de abastecimento publico de Curitiba e Região Metropolitana. O sistema é integrado e composto por quatro reservatórios responsáveis pelo abastecimento de 3,5 milhões de pessoas: do Iraí (entre Pinhais e Piraquara) está com 17% da sua capacidade, o Passaúna (em Araucária) está com 41,42%, o Piraquara I com 61% e o Piraquara II com 100%, ambos em Piraquara.

As cidades da região são abastecidas por uma rede de rios e reservatórios, relativamente próximos, as condições geográficas, ambientais, populacionais e estruturais são favoráveis. Garantindo, por enquanto, mais oferta de água por aqui. Mas, embora algumas medidas estejam sendo tomadas, tudo aponta para mais seca nos próximos meses, com previsão de reflexos drásticos no abastecimento para a população.

Você sabia que desmatamento na floresta amazônica também tem relação direta com a falta de chuva por aqui? Isso ocorre devido ao fenômeno dinâmico dos “rios voadores” que leva umidade a várias regiões da América do Sul. O processo ocorre da seguinte forma:

– O vapor de água formado nas águas tropicais do oceano Atlântico encontra-se e é alimentado pela umidade da floresta amazônica.

– Toda essa umidade atravessa a Amazônia até encontrar o paredão da Cordilheira dos Andes.

– Ali, uma parte da umidade transforma-se em chuva e alimenta nascentes de grandes rios, como o Rio Amazonas.

– A outra parte é direcionada para as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil, ocasionando as chuvas.

Mais do que nunca é preciso evitar desperdícios, não deixe torneiras abertas ao lavar louças, escovar os dentes, fazer a barba, entre outros; Nada de banhos demorados; Junte todas as roupas e as lave de uma só vez; Aproveite a água de enxágue da máquina para lavar a calçada, tapetes e calçados, uso de mangueira, nem pensar! Muito cuidado com vazamentos, torneira ou chuveiro pingando e descargas desreguladas que são grandes vilões no desperdício de água.

 Indicações de vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=qtPhTKoAUFY

https://www.youtube.com/watch?v=hUKjROYPqGY

O texto foi elaborado pela equipe do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a ação é alusiva ao Dia Nacional da Educação Ambiental, comemorado no dia 03 de junho e ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 05 de junho.

O objetivo é proporcionar a reflexão sobre temas importante para a atualidade, que possam contribuir com a mudança de hábitos da população e que impactam diretamente no cotidiano das cidades.

Mais informações: https://bit.ly/2BjIbZ3

Diretora Presidente do Jornal Classideal Mariza Sizanoski DRT: 6429/PR