O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) alerta os paranaenses sobre a necessidade de ampliar as doações de sangue antes do feriado da próxima semana. É comum aumentarem os acidentes de trânsito em feriados prolongados, o que requer maior estoque de bolsas de sangue para atender os hospitais do Paraná.
“Em vésperas de feriado o número de doações cai de 30% a 40% e precisamos de, em média, 14 mil doadores por mês no Estado”, explica o diretor do Hemepar, Paulo Hatschbach. O Hemepar supre a necessidade de sangue em 384 hospitais do Sistema Único de Saúde paranaense e, para o feriado, precisam acumular bolsas suficientes para todo o período.
As 22 unidades do Hemepar funcionam para coleta até esta sexta-feira (4), das 7h30 às 18h30, e no sábado (5), das 8h às 18h. Os espaços reabrem na terça-feira (8), exceto em Curitiba e Irati onde o feriado é maior e as atividades retornam na quarta-feira (9).
DOAÇÃO – O procedimento da doação é seguro e dura aproximadamente 40 minutos, com o acompanhamento de profissionais qualificados. Homens podem doar a cada 60 dias e mulheres devem aguardar três meses para fazer uma nova doação.
Uma doação pode beneficiar até quatro pessoas. Quem fizer três doações em um período de 12 meses pode solicitar a emissão do certificado de Doador Fidelizado de Sangue. Este certificado dá direito a uma série de benefícios no Estado, como meia-entrada em shows, espetáculos de teatro, cinema e outros eventos.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr ewww.pr.gov.br