A Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) instaurou inquérito para investigar a morte do ex-secretário estadual Cezar Silvestri, que foi encontrado morto na madrugada deste domingo (21), em Curitiba. Inicialmente, a Polícia Civil trata o caso como suicídio. No relatório do Instituto Médico Legal (IML), a causa preliminar da morte consta como “queda”.
Silvestri foi encontrado na Rua Martin Afonso, após cair do 22° andar. O enterro dele aconteceu na manhã desta segunda-feira, no Cemitério Municipal Central de Guarapuava, no Centro-Sul do Paraná.
Pai do atual prefeito de Guarapuava, Cezar Filho, Silvestre morreu aos 64 anos. Ele era casado com a deputada estadual eleita Cristina Silvestri. Formado em engenharia civil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em sua vida pública foi chefe da Casa Civil do Governo do Paraná, secretário de Desenvolvimento Urbano do Paraná e presidente da Agência Reguladora de Serviços Delegados do Paraná (Agepar), além de ter exercido mandatos de deputado estadual e federal.
Luto
A governadora Cida Borghetti decretou luto oficial de três dias pela morte de Silvestri:
O Paraná perdeu hoje um homem público que deu grandes contribuições ao Estado. Cézar Silvestri construiu uma bonita história de trabalho como deputado estadual e federal e como secretário. Que Deus conceda serenidade e conforte os corações da querida Cristina, dos filhos, familiares e amigos. Meus sentimentos. O Estado do Paraná está de luto oficial por três dias.
A Prefeitura de Guarapuava chegou a suspender atividades nesta segunda-feira:
A Prefeitura de Guarapuava decretou luto oficial de três dias e suspendeu o expediente da administração direta e indireta, incluindo CMEIs e escolas municipais.
O decreto determina a manutenção dos serviços essenciais à população, como o funcionamento normal das Urgências e Emergências, Samu, Fundação Proteger e Conselho Tutelar, além do posicionamento da bandeira do município a meio mastro em sinal de luto. O Núcleo Regional de Educação divulgou uma nota, informando que também serão suspensas, nesta segunda (22), as aulas nos colégios estaduais.
A Assembleia Legislativa do Paraná também lamentou a morte:
A Assembleia Legislativa do Paraná decretou luto oficial de 3 dias pelo falecimento do ex-deputado estadual Cezar Silvestri. A sessão plenária desta segunda-feira também foi cancelada. “Perdemos um amigo que dedicou sua vida à causa pública. Será sempre lembrado pelo perfil conciliador e pelo trabalho eficiente executado em todos os mandatos e cargos que ocupou, no Legislativo e no Executivo”, disse o presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano (PSDB).
A Assembleia Legislativa manifesta as mais sinceras condolências à família nesse momento de profunda dor.