Alunos dos quintos anos da rede municipal de ensino de Campina Grande do Sul compareceram ao Teatro Municipal José Carlos Zanlorenzi na última segunda-feira (20) para assistirem a peça teatral “Supercondutores de Energia Pocket – Natu e Gari em: Plantando uma semente”.
O evento proporcionado pela Prefeitura de Campina Grande do Sul, através da Secretaria Municipal da Educação, faz parte do Projeto MPT na Escola 2019 e apresentou duas sessões do espetáculo produzido pelo grupo Parabolé Educação e Cultura.
A peça teatral teve como assunto central a educação ambiental, abordando de forma divertida, por meio da linguagem musical e da poesia contida nas letras, temas como animais em extinção, poluição, desperdício, consumo consciente, preservação da biodiversidade, utilização de energias renováveis, entre outros.
“O espetáculo contagiou o público, ensinando de maneira lúdica e divertida temas importantes da composição curricular, que poderão ser utilizados pelos professores, não somente no projeto MPT, mas também ao longo de todo o ano letivo”, disse Lismari Bontorim Giacomitti, coordenadora de Projetos e Concursos da Secretaria da Educação.
A peça
“Supercondutores de Energia Pocket – Natu e Gari em: Plantando uma semente” coloca em evidência o potencial da arte como ferramenta de mobilização social.
Os Supercondutores de energia são vistos como super-heróis, onde cada integrante representa um personagem conectado ao tema: Natu é uma bióloga que cuida da natureza e dos animais, Garibaldi é o coletor que tem um cuidado especial na separação do lixo e na coleta seletiva, Tino é um empresário que adequou sua empresa para emitir menos poluição e teve a ideia de montar a banda para falar sobre o meio ambiente.
Grande parte dos objetos que integram o espetáculo é fruto de reaproveitamento. São capacetes, pneus, calotas, panelas, embalagens plásticas e estruturas de ferro, sendo tudo retirados de um centro de coleta seletiva e transformados em elementos de cena.