O carnaval atrai milhares de pessoas às praias e famílias inteiras aproveitam a época para descansar ou se divertir. Para trazer mais proteção e conforto aos veranistas e foliões, uma das ações preventivas de segurança que a Polícia Militar está desenvolvendo durante o feriado prolongado é a entrega de pulseirinhas de identificação para as crianças nas viaturas e módulos móveis da PM instalados ao longo da orla. Uma parceria com a Copel está possibilitando a distribuição de milhares de itens para que os pequenos não se percam.
Na entrega, por algumas horas, durante o dia, há a participação de mais de 150 crianças do projeto Guarda Mirim de Matinhos e Pontal do Paraná. “Com a grande concentração de pessoas na areia, pode ocorrer que crianças se percam dos seus pais e/ou responsáveis e a pulseirinha serve para que caso isso aconteça, a criança esteja identificada e possa ser devolvida de maneira mais rápida e segura”, diz o Subcomandante do 9º Batalhão da PM, major Adauto Nascimento Giraldes Almeida.
Segundo o oficial, as crianças que participam do projeto Guarda Mirim são oriundas de áreas de situação de risco e ao auxiliar na distribuição sentem-se felizes e atraem outras crianças. “Para haver uma empatia, nada melhor que crianças e adolescentes ajudarem nesta abordagem educativa com os policiais militares”, destaca o oficial. A noite apenas os policiais militares entregam o material.
A pulseira contém dois campos para preenchimento: nome completo e telefone dos pais e/ou responsável. A orientação para evitar este tipo de situação é nunca deixar as crianças sozinhas, ter sempre um adulto por perto, além de orientá-las que, caso se percam, procurem um guarda-vidas (bombeiro) ou policial militar.
Desde o início do Verão Paraná 2017/2018 até este domingo (11/02), a Polícia Militar do Paraná já entregou 25.464 pulseirinhas nas praias do Paraná. Já o Corpo de Bombeiros, que também distribui o material para as crianças em todos os 89 postos de guarda-vidas, entregou, no mesmo período, 24.051 pulseiras de identificação, um total de 49.515 pulseiras. No mesmo período 471 crianças que se perderam foram encontradas.
Por Marcia Santos
Jornalista PMPR