A cidade de Itaperuçu, na Região Metropolitana de Curitiba, decretou situação de emergência no fim da manhã desta terça-feira (4) após o tornado que atingiu o município na última sexta-feira (30). O decreto foi encaminhado para o Governo do Estado para que seja homologado.
De acordo com o boletim da Defesa Civil, quase duas mil pessoas foram afetadas. Destas, cerca de 100 pessoas precisaram deixar as suas casas por causa dos estragos causados. A maioria conseguiu ir para casa de familiares, algumas ainda se encontram em abrigos públicos. Dois adolescentes morreram soterrados após um muro desabar sobre eles com a força do vento.
O tornado danificou mais de 400 casas e deixou 12 residências completamente destruídas. O secretário de Governo de Itaperuçu, Carlos Scheffel, disse à reportagem da CBN Curitiba que o cenário foi de destruição.
O vendaval causou estragos no único hospital da cidade, com isso, a equipe de atendimento da saúde trabalhou até a meia-noite desta segunda-feira (3) na Unidade de Saúde da Mulher fazendo atendimentos básicos. As emergências eram encaminhadas ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
A Prefeitura montou uma força tarefa para promover a limpeza dos bairros. Outras cidades enviaram máquinas e caminhões para ajudar na retirada dos escombros.
Desde ontem, o Provopar Estadual está recebendo as doações de Curitiba e cidades vizinhas para ajudar o município de Itaperuçu.
O secretário ressalta que são prioridades materiais de construção, móveis, colchões, materiais de higiene e limpeza e utensílios de casa.
O secretário destaca que quem quiser também pode ajudar com mão de obra para reconstruir as casas e prédios públicos.
As doações podem ser encaminhadas para a sede do Provopar na Rua Hermes Fontes, 315, no Batel, ou no Barracão do Provopar na Rua Sergipe, 1.712, na Vila Guaíra.